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As melhores estratégias para fidelizar o cliente do seu e-commerce

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Quer saber como se destacar e aumentar o faturamento de sua loja online? Confira neste artigo algumas dicas e melhores estratégias para fidelizar o cliente do seu e-commerce.


Já se sabe que, para o crescimento de qualquer negócio, boas estratégias de marketing são fundamentais. Para quem trabalha com e-commerce não é diferente. Neste momento de pandemia onde mais e mais empresas estão entrando para o mundo online, é preciso pensar em formas de conquistar novos clientes e também em como fidelizar os clientes já existentes na plataforma.


Segundo o “pai do marketing” Philip Kotler em seu livro “Administração de Marketing”,conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes pois, uma vez que seu cliente já conhece a sua marca, seu atendimento e seu produto, é só trazê-lo de volta.


Além de ser menos custoso, o cliente já fidelizado acaba se tornando um promotor da sua marca, recomendando seus serviços e produtos a outras pessoas, que poderão tornar-se consumidores também. Mas não adianta sentar e esperar que ele compre novamente. É necessário realizar algumas ações para fidelizar estes clientes.


É importante pensar na experiência de compra.


A fidelização de um cliente que realiza compras por e-commerce começa com a experiência de compra. É necessário que você faça uma análise minuciosa de como ocorre essa experiência, desde o acesso ao site até o pós-venda. Uma experiência positiva cria vínculos e fortalece laços do cliente com a marca.


Para conseguir colocar em práticas as melhores estratégias para fidelizar o cliente do seu e-commerce, o primeiro passo é criar um fluxograma detalhado da experiência de compra. Detalhe cada etapa, como ocorre e o que ocorre em cada uma delas. Com esse processo bem definido fica mais fácil saber como atuar para deixar o cliente realizado.


As melhores estratégias para fidelizar o cliente do seu e-commerce


Tenha um site com uma boa usabilidade


Um site de fácil navegação é o primeiro passo para ter um cliente satisfeito. A facilidade de encontrar produtos, informações detalhadas sobre eles e uma boa aparência é só o começo de uma boa experiência.


Botões que não funcionam, informações incompletas ou difíceis de encontrar, dificuldade em finalizar compra, entre outras dificuldades, são fatais para o processo de conquista do cliente.



Capriche no atendimento


Treine frequentemente a equipe que cuidará do seu e-commerce. Faça com que compreendam a importância de um atendimento de qualidade.


De preferência tenha uma equipe exclusiva para atender o cliente do site que consiga solucionar com rapidez e agilidade as dúvidas que o consumidor possa vir a ter. Um atendimento humanizado cria uma identificação do cliente com a marca.


Atenção ao pós-venda


O pós-venda começa no exato momento em que a compra é confirmada no site. Após finalizar a compra, o cliente está confiando que receberá exatamente aquilo que escolheu. Qualquer inconformidade entre o cliente escolheu e o que ele receberá poderá gerar uma insatisfação difícil de remediar.


Seja transparente em todas as etapas do pós-venda. Informe ao cliente qualquer dificuldade que possa haver no pedido dele, desde algum produto que possa estar indisponível ou o peso de algum produto que possa exceder ao escolhido. Se for necessário atrasar a entrega, informe o cliente também. Quando você cuida do pedido do cliente como se fosse seu, ele confiará na sua marca para futuros pedidos.


Cuide da logística


Evite, a todo custo, atrasar a entrega do cliente. Independente da forma como a compra chegará ao cliente, fique muito atento para que ela aconteça da melhor forma possível. Se o cliente for retirar o pedido na loja, já esteja com o pedido pronto quando ele chegar. Se for para entrega, programe-se para que chegue no horário previamente combinado.


Além disso, treine sua equipe para evitar que produtos mais delicados ou sensíveis, como frutas e pães, cheguem amassados ou batidos.


Ofereça vantagens


Desenvolva estratégias para que o cliente perceba as vantagens de uma nova compra nos canais online da sua loja. Um programa de recompensas que permita acumular pontos para futuras compras ou até mesmo de cashback são algumas das alternativas.


É importante que estas vantagens sejam exclusivas para as compras do e-commerce, assim ele tornará a comprar por este canal.


A ferramenta para e-commerce da 9bits


A 9bits possui uma ferramenta de e-commerce que te ajuda de diversas formas a fidelizar o seu cliente online.


Além de um site e aplicativo de fácil navegação, o Carrinho Certo permite que os supermercados criem programas de pontuação por compras. E possível utilizar esta funcionalidade de diversas formas, seja pontuado por valor mínimo de compras ou por tipo de produto. Basta você definir a estratégia e implantá-la através de seu painel administrativo.


Saiba mais sobre como funciona a nossa ferramenta e sobre todas as possibilidades que ela oferece para que seu cliente tenha a melhor experiência de compra possível. Acesse nosso site e converse com um de nossos consultores.


Fonte: Parceiro 9Bits




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