Brasil é 1º lugar no ranking mundial de crescimento das compras online
- AL Soluções
- 17 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Com a pandemia e as lojas físicas fechadas, as vendas online cresceram significativamente em todos os países do mundo. A grande surpresa, é que especialmente no Brasil, o aumento foi ainda mais significativo. O país que lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022, e um crescimento estimado de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.
É o que revela um estudo divulgado pela CupomValido, plataforma de cupons de descontos online, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce. De acordo com o estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).
TOP 10 maiores crescimentos das compras online
(Porcentagem de crescimento projetado entre 2022 e 2025)
Brasil 20,7%
Argentina 20,6%
Turquia 20,4%
Rússia 18,7%
Índia 18,4%
África do Sul 17,1%
México 16,8%
Itália 16,5%
Japão 14,7%
Estados Unidos 14,5%
Por que o e-commerce no Brasil cresce tanto?
Dois fatores foram cruciais para influenciar o forte crescimento das vendas online no Brasil. A pandemia é um dos primeiros fatores, pois com as lojas físicas fechadas, fez com que diversos brasileiros passassem a realizar sua primeira compra online. Ao encontrar facilidade na compra, métodos de pagamento instantâneos (como o PIX), e entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil), muitos deles se tornaram consumidores recorrentes.
Um segundo fator, é que o índice de penetração de compras online, ainda é relativamente baixo no Brasil. Segundo a pesquisa, no Reino Unido, 84% das pessoas realizaram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Nos Estados Unidos e no Japão, em ambos os países a taxa foi de 77%. E na Alemanha, foi de 74%.
Taxa de compras online nos países
(Porcentagem das pessoas que realizaram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses)
Reino Unido 84%
Estados Unidos 77%
Japão 77%
Alemanha 74%
Canadá 69%
China 64%
Espanha 60%
Itália 55%
Brasil 49%
Índia 40%
Como boa parte da população, principalmente destes países desenvolvidos, já realiza frequentemente compras online, a taxa de crescimento em potencial tende a ser menor nos próximos anos. Em contrapartida, no caso do Brasil, apenas 49% da população realizou ao menos uma compra online no último ano. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui, ao comparar com os outros países.
E aí, você ainda tem alguma dúvida sobre como aproveitar essa oportunidade e tornar seu negócio físico em virtual? Fale conosco, nós podemos te ajudar!
Fonte: Mundo do Marketing
Comments