O mercado digital é muito promissor e está crescendo cada vez mais, alavancando consideravelmente a economia brasileira.
Ainda assim, a venda de um supermercado online é baixa se comparar com outros ramos do varejo, mas é possível observar que a médio prazo existe tendência de crescimento no comércio virtual para supermercados.
Uma pesquisa realizada pela (ABRAS) Associação Brasileira de Supermercados, diz que apenas 6% das maiores redes do país possuem e-commerce.
O empreendedor que está se preparando para montar um supermercado online (e-commerce), mas precisa adotar alguns princípios básicos para iniciar um canal de vendas na web.
GESTÃO DE MARKETING
Criar fluxos de canais digitais, assim, as empresas podem fazer todo o marketing de conteúdo ou investir no SEO (Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites).
Atendendo os requisitos propostos por estes canais, o supermercado online se posiciona como especialista em algum assunto, criando confiança para o consumidor.
Canais de marketing, são caminhos que exibem os produtos para o cliente final, ou seja, formas de disponibilizar os produtos para a venda.
Existem vários canais de marketing que o público pode utilizar, abaixo são listados alguns destes canais.
Redes sociais: Permite maior visibilidade do supermercado e maior alcance de público. É importante ter o perfil do supermercado nas redes sociais mais relevantes.
Referência pessoal: O boca a boca ainda é muito poderoso, o supermercado deve preocupar-se com um bom atendimento.
Tráfego direto: Tenha uma url (domínio) de fácil memorização, para que as pessoas acessem seu e-commerce diretamente.
E-mails: Sempre que possível, crie uma lista de e-mails, mantendo ativo o relacionamento com o consumidor. Mas calma, sempre procure estes e-mails de forma direta, evite comprar listas de e-mail na internet, isso pode ser prejudicial e, como consequência, os consumidores marcarão as mensagens como spam.
Tráfego Orgânico: Invista em conteúdo de qualidade para conquistar uma posição de destaque nos mecanismos de busca: Google, Bing, Yahoo e etc.
Tráfego pago: No início do empreendimento é importante investir em anúncios pagos para atingir o maior publico possível e aumentar a base de novos clientes.
GESTÃO COMERCIAL
Uma ótima prática é explorar todas as possibilidades de interação e focar na experiência do consumidor nos canais da web existentes.
Permitir que o consumidor veja os detalhes dos produtos e apresenta-los separados por categorias, se torna muito intuitivo e terá uma melhor performance de vendas no e-commerce do supermercado. GESTÃO OPERACIONAL
É importante criar um e-commerce que auxilie o supermercado na venda de uma maior gama de produtos, como:
Sistema de listas de compras: permite o usuário adicionar todos os produtos no carrinho com apenas um clique, aumentando a velocidade das compras.
Receitas prontas: exibir os produtos que compõem a receita para que o usuário possa adicioná-los ao carrinho de forma facilitada.
Lista de favoritos: é uma das minhas favoritas, pois o consumidor salva uma lista de produtos aos favoritos e poderá adicioná-los ao carrinho a qualquer momento.
Outra questão relevante é possuir estoque de produtos na loja ou ter armazenamento exclusivo para determinada região, dependendo do volume de operações executadas pode ser interessante trabalhar com estoque distribuído, diminuindo o tempo de entrega.
Como o cliente receberá os produtos? As formas mais encontradas são as entregues nas residências e a retirada na loja física.
Muitas empresas escolhem a forma de drive-thru, sendo um serviço de vendas, geralmente para alimentos fast food, permite que o cliente compre os produtos sem sair do seu veículo.
Procure disponibilizar um serviço de atendimento ao consumidor(SAC). Isso ajudará o consumidor no fluxo de compra e também aumentará a credibilidade da empresa.
Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Tem outras sugestões? Fonte: Parceiro 9Bits
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